Moisés escolhe ajudantes Êxodo 18: 13-27

No devocional de hoje vemos que Moisés escolhe ajudantes, e entendemos como ele foi aconselhado por seu sogro Jetro para escolher homens capazes para ajudá-lo a julgar as causas do povo, mas também trazemos todo esse contexto de maneira aplicável na nossa vida hoje em dia, boa leitura!

moisés e seus ajudantes para o povo
  • Moisés e o povo.       Complemento: Deuteronômio 1:9-18

Para entender melhor sobre o que estamos refletindo juntos, como e porque Moisés escolhe ajudantes, faça a leitura do texto bíblico antes de ler nosso devocional, Deus abençoe 😁.

O que o texto está dizendo: 

O texto conta a história de como Moisés resolvia as questões do povo antigamente, ele julgava as situações durante o dia todo, e fazia esse trabalho sozinho. Isso estava sendo muito massivo para ele pois o povo era muito numeroso, e não lhe sobrava tempo para as demais coisas, Jetro, seu sogro percebeu isso e foi conversar com ele, e lhe sugeriu que ele escolhesse homens competentes e tementes a Deus em meio ao povo para o ajudarem nessa missão conforme fosse da capacidade de cada um. Moisés achou uma boa ideia, após consultar a Deus ele assim o fez.  

Como isso se aplica atualmente: 

Não necessariamente nos dias de hoje apenas o pastor líder, ou o apóstolo da igreja é quem precisa estar sempre em atendimento as ovelhas de uma igreja, mas eles também devem ter pessoas que possam resolver as coisas mais simples, deixando assim apenas as mais complicadas para eles e mais tempo para se dedicarem a novas estratégias para igreja alcançar mais pessoas e também outros assuntos. 

Como isso se aplica na minha vida: 

Nós como cristãos devemos sempre estar atentos ao nosso redor, todos os dias temos oportunidade de direcionar alguém de acordo com a vontade de Deus, e não podemos deixar essa oportunidade passar, isso pode salvar vidas e trazer mais pessoas para a salvação, essa é uma das missões que Jesus nos deu (Marcos 16:15). Mas isso também serve para nossa vida de outra forma, muitas vezes fazemos planos, traçamos metas que são muito pesadas para serem conquistadas se formos em busca disso sozinhos. Não que nós não vamos conseguir alcançá-las e concluí-las, mas vamos nos sobrecarregar e isso vai nos deixar cansados, por consequência vamos abrir brechas em outras áreas da nossa vida. Então se você tem uma missão de Deus que é grande, ou se você tem grandes planos, consulte a Deus se você não deve buscar ajuda, alguém que vai abraçar a causa com você e te ajudar na caminhada até o final. Mas cuidado pois muitos planos de Deus para nós são bem individuais, por mais que sejam grandes e exijam muito esforço devemos fazer sozinhos, compartilhá-los antes do tempo pode trazer grande prejuízo ou até arruiná-los, devemos ter a consciência de que o próprio Espírito Santo estará conosco nos dando força quando tivermos esse tipo de desafio, então tenha discernimento. 

Como comunico isso: 

Nos dias de hoje temos muitas tarefas e algumas delas nos deixam sobrecarregados, mas nem todas as nossas tarefas/missões são para executarmos e cumprirmos sozinhos, algumas delas devemos encontrar pessoas competentes, confiança e que são fiéis e tementes a Deus para estarem ao nosso lado, fazendo da forma correta assim como nós faríamos, e isso vai ser bom para nós, e também vai ser bom para as outras pessoas pois vão evoluir junto conosco, e todos saem ganhando. Mas sempre consulte a Deus antes de tomar qualquer decisão dessas, uma pessoa errada que você colocar em sua vida, negócios, ministério ou qualquer outra coisa importante pode arruinar toda a situação/missão/tarefa. 

Comentários:

Cuidado ao achar que em tudo você vai precisar de mais alguém para te ajudar, muitas missões são apenas suas mesmo, e se estiver sendo difícil ou pesado, clame pelo Espírito Santo e ele vai ser o melhor ajudante que você pode ter em qualquer situação, Ele é o próprio Deus. 

Versículos chave: 

21 “Mas você deve escolher alguns homens capazes e colocá-los como chefes do povo: chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Devem ser homens que temam a Deus, que mereçam confiança e que sejam honestos em tudo.” 

23 “Se você fizer isso, e se for essa a ordem de Deus, você não ficará cansado, e todas essas pessoas poderão ir para casa com as suas questões resolvidas.” 

Resumo/frase/sentença:

Em algumas missões você vai precisar de ajuda de pessoas de confiança, nem todas missões são para você fazer sozinho. Não se sobrecarregue sem necessidade. 

ARQUIVOS: Moisés escolhe ajudantes

Disponibilizamos abaixo o PDF desse devocional para que você possa baixar e ler em outro momento ou compartilhar com mais algum amigo! E não deixe de indicar o Blog para alguém!

https://vivoemcristo.com
https://www.youtube.com/@vivoemcristo
-recortes podcrente-

Leave a Comment